O Ambiente de estudo Ideal

Quando nos programamos para estudar para um concurso público, fazer um TCC ou até mesmo começar uma nova atividade, fazemos um check list dos itens necessários. O tempo que será dedicado, local, material a ser utilizado, se precisaremos ou não do apoio de terceiros (super recomento o curso TCC sem drama do Amilton Quintela para aqueles que precisam de ajuda) e estabelecer prazos e metas.

Contudo, quando definimos o item “local”, o classificamos de maneira simplista, ou seja, no trabalho, em casa, em uma instituição.

O ideal seria ter um ambiente exclusivo, mas as obrigações do dia a dia acabam dificultando isso, porém é possível fazer, de qualquer local, um ambiente de estudo, contanto que respeite algumas regras básicas.

 PROCURE UM AMBIENTE CLARO

Ah, mais estou enxergando! Resposta comum, quando a pergunta é, essa luz não está um pouco baixa para ler?

Quando está em meio a uma série de livros e apostilas, a ansiedade acaba fazendo com que trate alguns detalhes do ambiente com desatenção.

Ao contrário do que diz a sabedoria popular, a baixa luz não prejudica sua visão, entretanto, mesmo que esteja conseguindo executar suas atividades, a luz baixa causa cansaço em sua visão, o que resulta, fatalmente, em queda de rendimento.

EVITE RUÍDOS E INTERFERENCIAS

É impossível assimilar as informações se você é interrompido a todo o momento.  As intervenções podem ser de terceiros ou de som ambiente.

Conscientemente é possível não captar aquele só do carro da pamonha. Porém, nesse momento você se desconecta, dificultando a compreensão, e dificultando a criação do ambiente de estudos ideal.

É o caso de estudar no percurso, dentro de um ônibus. Você pode até registrar algumas informações, mas dificilmente vai assimilá-las.

Converse com seus familiares e amigos. Explique a importância do concurso para você e peça auxílio para não ser interrompido.

ORGANIZE-SE

Um ambiente bagunçado, com apostilas e livros para todo o lado, anotações espalhadas, dão a impressão de visual de caos.

A sensação é de atraso, confusão e desespero.

Comece de maneira simples, procure colocar sobre a mesa, cama, ou escrivaninha, apenas as apostilas em uso no momento.

Limpeza também faz parte da organização. Procure não fazer suas refeições em cima dos livros. Guarde para cada momento sua devida atenção.

Procure manter uma lixeira próxima a você, para papéis de bala, chocolates e anotações a serem descartadas.

ESTIPULE HORÁRIOS

Não é possível mudar toda a rotina de sua casa em função de suas provas. Contudo, é possível criar uma dinâmica com horas destinadas a isso.

Em qual momento a casa se encontra mais silenciosa? Em quais momentos menos membros estão presentes? Afinal, quanto menor o número de pessoas, mais fácil manter o controle.

Procure saber quais os horários mais viáveis e discipline-se a sempre cumpri-los.

E atenção, é preciso ter momentos de descanso. As pausas são necessárias não só para manter sua qualidade de vida, como para aumentar seu desempenho e rendimento. Procure manter algum momento para o lazer.

 PREZE SEMPRE PELO CONFORTO

Para o ambiente de estudo ideal, cadeiras e poltronas confortáveis são também de extrema importância. Sentar em posição que prejudique sua coluna e lhe cause dores, não só atrapalhará sua concentração, como irá comprometer seus horários do dia seguinte.

Procure cadeiras que mantenham sua postura firme, ou se costuma mesmo estudar sobre a cama, tente ao menos sentar com a postura ereta, a fim de aguentar mais tempo.

E atente-se a ventilação, principalmente em dias de calor. O desconforto é a melhor maneira de se sabotar na hora dos estudos, uma vez que a interrupção será feita por você mesmo.

Concluindo – O Ambiente de estudo ideal…

O segredo para obter sucesso é não deixar o estudo como atividade secundária, ou terciária, para ser feita depois de outras atividades. Ela deve ser prioritária e considerada como um trabalho.

Veja a fase de estudar como um estágio não remunerado par a carreira que quer seguir. Caso haja empenho e dedicação, será bem sucedido. Do contrário. Se você quiser aprender essas e outras dicas voltadas para concursos e TCC veja mais nesse link.

 

Tags: #ambientedeestudo, #ambientedeestudoideal, #ambientedeestudoparaconcursopublico

Frase Curta: O ideal seria ter um ambiente exclusivo, mas as obrigações do dia a dia acabam dificultando isso, porém é possível fazer, de qualquer local, um ambiente de estudo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *